FAN - FESTIVAL DE ANO NOVO - JANEIRO

DE 5 A 27 DE  JANEIRO

FAN - FESTIVAL DE ANO NOVO

As múltiplas formas de celebrar a música clássica: da tradição à contemporaneidade

----------------------------------------
Folheie o programa online: https://issuu.com/teatrodevilareal/docs/fan_2019/1?ff=true
----------------------------------------

O FAN celebra a música de tradição ou inspiração clássica. Na edição de 2019, são nove os espectáculos, de 5 a 27 de Janeiro, com artistas de três países.

A grande música de Tchaikovsky para bailado clássico está presente com a peça ‘A Bela Adormecida’, pelo Russian Classical Ballet. Outras formações de diferente dimensão visitam repertório puramente clássico, casos do Hermes Ensemble e da Orquestra Filarmonia das Beiras, e compositores portugueses mais recentes, como o faz o Duo Invicta. O Hermes Ensemble dá também um ‘concertinho’ para crianças e famílias.

Na sua 13.ª edição, o FAN integra três momentos com protagonistas locais, mostrando assim o interesse e a qualidade crescente dos músicos da região. Um deles é o espectáculo de abertura, Banda à Varanda, projecto que convida compositores a escrever peças originais para músicos de bandas filarmónicas e ocorre em diálogo com a arquitectura dos espaços, neste caso, dos claustros do antigo Governo Civil.
Na semana seguinte estreia um novo projecto da região, a Banda Sinfónica Transmontana, que reúne cinco dezenas de músicos que aqui desenvolvem ou iniciaram a sua actividade artística. O reconhecido clarinetista Nuno Pinto é seu convidado. Num outro registo, o da música contemporânea de inspiração clássica, o FAN apresenta o pianista e compositor vila-realense João Balouta, que encerra este ciclo de programação.

As componentes internacional e contemporânea do festival são reforçadas com o excelente duo polaco constituído pela pianista Habia Rani e a violoncelista Dobrawa Czocher.

Como habitualmente, a anteceder os concertos é feito um brindo ao novo ano com um porto da Poças Júnior.