ONIROS ENSEMBLE | 22/OUTUBRO

 

QUINTA 22 | OUTUBRO

21h30 | GRANDE AUDITÓRIO

M/6 | 70 MIN. | ENTRADA GRATUITA

 

'VER'

ONIROS ENSEMBLE

 

ESTREIA

 

Uma encomenda no âmbito do projeto Nortear, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, Junta da Galiza e Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Norte de Portugal Galiza, tendo por base o conto homónimo vencedor da IV edição do Prémio Literário Nortear.

 

A criação sonora com forte inspiração na história “Ver”, de Sara Brandão, baseia-se em determinados eventos chave da vida Alfredo, personagem principal. Alfredo nasceu invisual e o seu caminho toma um rumo inesperado quando decide fotografar a cidade com uma câmara pertencente a seu pai. A personagem de Sara, numa narrativa simples, mas verdadeira, confronta-nos com aspetos essenciais da vida e a cegueira de Alfredo serve de metáfora para expor certas formas de vida.

Esta metáfora inspirou sem dúvida a equipa criativa do espectáculo, que estabeleceu desde o início o formato de instalação-concerto. O intuito é o de explorar a imprevisibilidade dos eventos musicais por intermédio da interatividade dos músicos com o meio electrónico, onde a música se vai construindo passo a passo ou apalpadela a apalpadela.

Para tal, a obra foi concentrada numa instrumentação base constituída por violino, clarinete, trombone e eletrónica. Esta instrumentação oferece um registo alargado, explorando assim sonoridades graves e agudas. O facto de serem de famílias díspares de instrumentos possibilita uma maior exploração tímbrica.

 

ONIROS ENSEMBLE

Há quem diga que o sonho comanda a vida. E que sonhar permitiu ao Homem projetar o futuro. Mas também encontramos nos sonhos a matéria dos sons. Essa quinta-essência que nos escapa, como o presente, e nos incita a sonhar o futuro.

Uma formação de música contemporânea, ecléctica e de geometria variável que procura dedicar-se a um repertório contemporâneo e à música de jovens compositores.

 

Ângela da Ponte: composição / electrónica

Edmundo Pires: violino

Luís Santos: clarinete

Rafael Badajós: trombone

Pedro Pires Cabral: desenho de luz

Paulo Araújo: design gráfico

 

Promotor: Direcção Regional da Cultura do Norte

Produção: Teatro de Vila Real 

 

oniros ensemble logos

...

 

Classificação: M/6

Duração: 70 min.

Bilhetes: Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete) 

-------------------------------------------------
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETES:

- Os bilhetes estarão disponíveis com antecedência e para a sua aquisição privilegiar-se-á a Internet, através da Ticketline ou de reserva prévia e pagamento por transferência bancária.

- A bilheteira encerrará uma hora antes dos eventos, de modo a evitar aglomerados de público à hora dos espectáculos.