CONVERSA DE BASTIDORES: FERNANDO C. LAPA E CARLOS AZEVEDO | 19/NOV

SÁBADO 19 | NOVEMBRO

21h30

M/12 | 60 MIN. | ENTRADA GRATUITA

 
CONVERSA DE BASTIDORES
FERNANDO C. LAPA E CARLOS AZEVEDO  
 
 

Fernando C. Lapa e Carlos Azevedo. Dois compositores, unidos pelo Marão e por Vila Real, de onde são naturais, mas, mais ainda, unidos pela música.

Fernando C. Lapa é autor de mais de três centenas de peças, de todos os géneros, em boa parte focadas na cultura portuguesa contemporânea, da poesia às artes plásticas, sem esquecer a música tradicional. Muitas das suas obras têm sido repetidamente apresentadas em muitas centenas de concertos, no país e no estrangeiro, tendo viajado já pelos cinco continentes. Está representado em dezenas de gravações em CD e tem partituras editadas em Portugal, França e Alemanha. Compôs, no ano passado, a ópera “Mátria”, a primeira ópera a ser criada em Trás-os-Montes. Foi professor de Composição no Conservatório de Música do Porto e noutras escolas artísticas, nomeadamente na ESMAE, na ARTAVE e na Cooperativa Árvore. Crítico de música no jornal “Público” durante 12 anos, tem textos publicados em muitas revistas, jornais e outras edições.

Carlos Azevedo movimenta-se com igual à-vontade nos universos da música clássica e do jazz, escrevendo para as mais variadas formações, desde o instrumento solista à orquestra – sinfónica ou de jazz. Tem sido um importante protagonista do movimento jazzístico portuense, tanto no campo educativo — associou-se à fundação da Escola de Jazz do Porto nos anos 80 e criou a primeira Licenciatura em Jazz do país, na ESMAE, em 2001 — como performativo — partilha com Pedro Guedes, desde 1999, a Direcção Musical da Orquestra Jazz de Matosinhos. Este projecto mudou o panorama do jazz para grandes formações feito em Portugal e mantém um dinamismo ímpar, graças às encomendas de novas composições e às colaborações com grandes personalidades do jazz internacional.

E assim seguem as Conversas de Bastidores ao ritmo dos diferentes estilos musicais, com a moderação da jornalista Carla Carvalho.

  

Duração aproximada: 60 minutos

Classificação etária: M/12

Entrada gratuita