PLANTA DE EMERGÊNCIA - EXPOSIÇÃO | AGO/SET

AGOSTO / SETEMBRO

SALA DE EXPOSIÇÕES

EXPOSIÇÕES

PLANTA DE EMERGÊNCIA

AIDEL/ BERRU/ TEMÉLIA/ EDUARDO FREITAS

 

O projecto Planta de Emergência nasce do histórico de colaboração entre a Oficinas do Convento e as estruturas Pó de Vir a Ser, OSSO e Maus Hábitos, bom como do reconhecimento do trabalho que as mesmas têm feito no campo da criação e programação em artes visuais e cruzamentos disciplinares. Assim, lançámos o desafio a estes parceiros para desenvolvermos um projeto de residência de criação e circulação nacional com curadoria partilhada. 

Cada estrutura convidou um artista ou coletivo seu associado e, durante o último trimestre de 2023, os quatro artistas/coletivos realizaram residências nos espaços da Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, num contexto de efervescência, cruzamento e experimentação entre artistas, suas pesquisas, materialidades, processos e resultados.

Artistas Convidados:

OC - AIDEL: Cristina Gallizioli (IT) e Marco Ferrari (IT)

PDVS - EDUARDO FREITAS (BR)

OSSO - TEMÉLIA: umgrandefilhodamãe (PT) & Teresacomcerteza (PT)

MH - BERRU: Bernardo Bordalo (PT), Rui Nó (PT) e Sérgio Coutinho (PT)

Uma vez que se trata de um projecto curatorial e de circulação pelo território nacional, procurámos que as ideias de itinerância, nomadismo e mutação fossem incorporadas nas obras apresentadas, resultando na hibridização, contaminação e contiguidade imaginária entre os diferentes territórios, tentando criar um mapa de relações poéticas e conceptuais entre Montemor-o-Novo, Évora, São Gregório (Caldas da Rainha) e Vila Real, onde a exposição culmina.

Mais do que representar um lugar, os artistas procuraram estratégias de acumulação de informação, criando obras que trabalham com as suas memórias pessoais, memórias dos espaços por onde circulam e que incluem essas referências como parte do trabalho. A continuidade temporal e espacial será feita de sucessões, sobreposições, simultaneidades ou continuidades mágicas, levando a adaptações site-specific para cada lugar.