PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 | JUL/AGO

 

PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 

Prémio de fotojornalismo regressa ao Teatro de Vila Real, numa parceria com a Greengrape.

 

O fotojornalista Leonel de Castro, vencedor do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA, apresenta no Teatro de Vila Real o projeto fotográfico “Almas”, um trabalho impressionante com histórias que captam a total entrega de cuidadores informais. Além das fotos de Leonel de Castro, a exposição no teatro transmontano apresenta trabalhos de outros fotojornalistas vencedores de outras categorias do concurso. As fotografias expostas resultam de mais uma edição do Concurso Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem. Para ver até ao fim do mês de agosto.

 

“Se há antídoto para a perda, outro não é que o amor. Portugal é dos poucos países da UE onde o estatuto do cuidador não está aprovado. Há 800 mil cuidadores informais. Histórias em que a total necessidade de uns obriga à total entrega de outros. Largam empregos, vidas e profissões feitas, vaidades, o materialismo e o egoísmo. Porque para quem cuida não há outro sentido a dar à vida, seja por laços de sangue ou de espiritualidade. Mesmo que sem meios, sem tempo, sem dinheiro, sem o amparo necessário nas horas de maior aflição. Cuidam porque amam, amam porque cuidam.”. É esta a descrição feita pelo próprio Leonel de Castro sobre a “pureza das almas” que cuidam do próximo.

Esta exposição resulta da parceria entre a empresa de comunicação e animação turística Greengrape | alltodouro, o Teatro Municipal de Vila Real, a Estação Imagem e as câmaras municipais de Vila Real e de Coimbra, entidades que se juntam com intuito de promover e valorizar o fotojornalismo em Portugal. Coimbra é atualmente a entidade co-organizadora e principal entidade patrocinadora deste projeto de fotojornalismo.

Entre os trabalhos de diversos fotojornalistas vencedores, destaque para o trabalho “Viver entre o que é deixado para trás”, de Mário Cruz, fotojornalista português da agência Lusa. O trabalho retrata o lixo doméstico que transformou o rio Pasig, que passa em Manila (Filipinas), num esgoto. Pasig é um dos vinte rios mais poluídos do mundo.

 

Promover a reportagem fotográfica

A Estação Imagem, criada em 2007, é uma associação cultural sem fins lucrativos e responsável pela organização anual do prémio internacional de fotojornalismo, cujo objetivo é promover a reportagem fotográfica. A par, existem ainda outros projetos nacionais e internacionais como a atribuição de uma bolsa anual para um projeto fotográfico.

O prémio de fotojornalismo Estação Imagem é único em Portugal e está aberto, não só a fotojornalistas portugueses, mas também dos PALOP, da Galiza e a estrangeiros residentes nesses territórios.

 

Teatro de Vila Real, 1 de Julho a 30 de Agosto de 2020

Entrada gratuita